O auxílio-doença é um benefício previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores segurados que estão temporariamente incapacitados de exercer suas atividades laborais.
Ele é voltado para pessoas que enfrentam algum problema de saúde, seja doença ou acidente, que as impede de continuar trabalhando por um determinado período.
Por isso, o auxílio-doença oferece uma proteção social importante, assegurando que o trabalhador possa se manter financeiramente enquanto se recupera.
Como funciona o auxílio doença?
Primeiro, para ter direito ao auxílio-doença, o segurado deve cumprir alguns requisitos essenciais. Sendo assim, é necessário que a incapacidade seja comprovada por meio de laudos médicos e que ela seja temporária.
Além disso, o trabalhador deve ter contribuído ao INSS por, no mínimo, 12 meses (carência).
Existem, no entanto, algumas exceções para casos de acidente de trabalho ou doenças graves especificadas pelo governo, onde o prazo de carência pode ser dispensado.
O auxílio-doença não é cumulativo com outros benefícios previdenciários de natureza semelhante, como aposentadoria ou salário-maternidade.
Com o auxílio, o trabalhador recebe um valor mensal calculado com base em sua média de contribuições ao longo do tempo, proporcionando um suporte financeiro até que ele esteja apto a retornar ao trabalho.