Os smartphones podem substituir as maquininhas de cartão? Essa é uma das perguntas que vamos responder aqui nesse artigo.
Afinal, seria uma excelente opção para que lojistas e vendedores autônomos possam receber suas vendas por cartão de crédito.
Por isso, veja agora se os smartphones podem substituir as maquininhas de cartão. Confira!
Afinal, os smartphones podem substituir as maquininhas de cartão?
Hoje em dia milhares de pessoas já usamos o aparelho de celular para diversas tarefas do dia a dia.
No entanto, existe uma função que nem todos sabem se é possível ou não de utilizar.
Estamos falando do pagamento via cartão de crédito.
Ou seja, se é possível usar o celular para receber pagamentos via cartão de crédito.
Por isso, se você tem essa dúvida e quer saber mais sobre esse assunto, veja o que preparamos para você!
Tudo sobre celular que substitui máquina de cartão
Em primeiro lugar, é bom lembrar que a realidade é que o setor de meios de pagamentos vem passando por grandes transformações ultimamente.
Dessa forma, como resultado podemos observar uma mudança cada vez mais significativa na forma como o dinheiro circula e é transacionado.
Por conta da maioria das transações ser feita por meio de cartão, o volume de dinheiro “em espécie” que circula na economia está cada vez menor.
Nesse sentido, de acordo com os dados do BC, apenas entre os meses de janeiro a outubro de 2021, essa redução foi de R$ 40 bilhões.
O fato é que grande parte desta mudança é impulsionada pelo avanço da tecnologia, maior competição no setor e também pelo amadurecimento do mercado.
Isso porque hoje é possível observar uma maior oferta e acesso a produtos e serviços financeiros digitais, incluindo as novas formas de pagamento.
Nesse ponto, transações feitas com o PIX e as carteiras digitais tornam todo esse processo ainda mais rápido.
Diante disso, você pode perceber que os pagamentos digitais estão em alta em todo o país, o que faz as transações feitas em PIX e cartão de crédito baterem recordes impressionantes.
Dessa forma, de acordo com os dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o setor de cartões cresceu 33,1% em 2021, alcançando um volume transacionado de R$ 2,65 trilhões.
Tudo isso representa um novo patamar recorde para este mercado.
Transações por NFC aumenta ainda mais o número de vendas digitais
Além dos pagamentos com cartão de crédito e PIX, é possível perceber que há uma nova forma de pagamento que também acelera o crescimento que é por meio do NFC.
Ou seja, aquela modalidade de pagamento na qual você pode aproximar o celular para fazer pagamentos via cartão.
Ainda de acordo com a Abecs, o volume de transações por aproximação com celular cresceu 384% em 2021.
Além disso, uma em cada quatro transações presenciais acontecem através da aproximação, e a estimativa é que alcance metade ainda em 2022.
Por isso, é fácil perceber que o mercado de transações por aproximação (NFC) está em forte crescimento no Brasil.
Assim, diante de tantas transformações e novidades, é possível imaginar que o “fim das maquininhas” esteja próximo, certo?
Método deve inovar e incluir formas de pagamento
Apesar disso, a realidade é que o mercado de meios de pagamento, vem evoluindo ao longo dos últimos anos em uma direção que indica um formato muito mais para incluir e complementar as de inclusão as tecnologias.
Assim, deve ocorrer a possibilidade de aumento nas formas de pagamento e não sua substituição.
Dessa forma, você pode notar cada vez mais você deve ter um universo de possibilidades em termos de pagamentos, com muito mais ofertas de produtos e soluções para você ter a melhor experiência com o consumidor.
Assim, o cliente poderá escolher a forma de pagamento que mais se adaptar a sua realidade, sem precisar abrir mão da compra, o que é bom para todos.
Nesse sentido, o próprio mercado de “maquininhas” como conhecemos vem evoluindo e se transformando e resta saber o que mais eles poderão inventar para facilitar a vida e os negócios das pessoas.
Veja também: Descubra como ativar a verificação de duas etapas no WhatsApp
Assim, agora que você sabe tudo sobre esse assunto, é só aproveitar essas dicas para deixar seu dia a dia muito mais fácil e prático!