Quer dicas de filmes dirigidos por mulheres que valem muito a pena assistir? Então, vamos lá!
Que as mulheres vêm conquistando destaque em diferentes áreas de trabalho, não é novidade. Nas produções de cinema, a situação não poderia ser diferente.
Todas as semanas há lançamentos de filmes, tanto no cinema quanto nas plataformas de streaming. O que muitos não citam é que parte (pequena ainda) dessas produções é comandada por mulheres.
Neste artigo, vamos citar seis títulos que você não vai se arrepender de parar para assistir.
1. Adoráveis mulheres
Em primeiro lugar destacamos o longa Adoráveis Mulheres. A direção e o roteiro são de Greta Gerwig. A história das irmãs March – Jo, Beth, Meg e Amy – já foi adaptada diversas vezes, mas vale destacar a última delas, de 2019.
Da mesma forma, nesse longa as garotas amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta durante a Guerra Civil dos Estados Unidos. O enredo é construído em cima das personalidades totalmente diferentes e o desafio que elas têm de crescer juntas.
Elenco: Saoirse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh.
Disponível na Netflix.
2. Aves de Rapina
A personagem Arlequina é frequentemente cúmplice e companheira do vilão Coringa. Entretanto, na versão de Cathy Yan, ela passa por uma ressignificação.
Em Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa, Arlequina vive sua própria vida, acima de tudo, longe do inimigo do Batman, junto a outras heroínas para defender Gotham City da ameaça de um criminoso. Margot Robbie dá vida à personagem principal.
Direção: Cathy Yan/ Roteiro: Christina Hodson. Lançamento: 2020.
Disponível na HBO Max.
3. Lady Bird
Em mais um título de Greta Gerwig (direção e roteiro), Lady Bird: a Hora de Voar é uma clássica história de amadurecimento de uma garota.
Christine McPherson (Saoirse Ronan) está concluindo o ensino médio e não vê a hora de sair de casa para fazer faculdade.
Contudo, enquanto esse dia não chega, ela se divide entre as obrigações na escola, o primeiro namoro e inúmeros desentendimentos com sua mãe, que cumpre jornada dupla de trabalho. O filme teve cinco indicações ao Oscar em 2018.
Você consegue assistir por aluguel digital no Youtube, Prime Video, Globoplay, entre outros.
4. A Mulher Rei
O longa-metragem é inspirado em fatos reais. De antemão, conta a história das Agojies, um exército de elite formado apenas por mulheres no Reino de Daomé.
Nesse sentido, Viola Davis interpreta Nanisca, líder dessas guerreiras que são importantíssimas para a segurança do reino. Em síntese, elas lutam contra os colonizadores e demais ameaças que tentaram escravizar seus povos e destruir suas terras.
O longa ganhou três prêmios, incluindo o de Melhor Filme de 2022, no Black Film Critics Circle, mas acabou fora do Oscar.
Está disponível no Prime Video, Apple TV, etc.
5. Entre Mulheres
Assim como o título anterior, Entre Mulheres é de 2022. O longa é inspirado em fatos reais e no livro homônimo de Miriam Toews.
Ele retrata a luta de mulheres religiosas da igreja Menonita que buscam conciliar a fé com a realidade. Elas precisam escolher como agir – ficar ou partir da comunidade de Manitoba, na Bolívia – após descobrirem os crimes sexuais praticados pelos homens.
A roteirista, diretora, produtora e atriz Sarah Polley recebeu seu primeiro Oscar como longa, de melhor roteiro original, em 2023.
Alugue ou compre em Apple TV, Prime Vídeo e Claro TV.
6. Bela Vingança
Por fim, destacamos Bela Vingança. Como o próprio nome diz, o filme narra a vingança de Cassie (Carey Mulligan), uma mulher que carrega muitos traumas do passado.
O destaque da produção de Emerald Fennell, que assina roteiro e direção, está no olhar feminino para questões como raiva, abuso e sororidade.
Disponível para aluguel digital no YouTube, Prime Video, etc.
Leia também Aplicativos para baixar música
Gostou desse artigo? Continue navegando no É Verdade que tem muito mais informação para você.