Está pensando em comprar um carro usado ou seminovo? Primeiramente, é preciso analisar com atenção antes de realizar essa compra. Afinal, sua aquisição pode se tornar uma dor de cabeça e desenvolver problemas futuros. No universo automotivo, se o carro já foi batido, aconteceu algum outro dano ou avaria é chamado de sinistro.
Pensando nisso, para evitar custos extras de reparo no automóvel, preparamos um artigo com dicas que ensinam a descobrir se um carro já passou por algum tipo de sinistro.
Continue a leitura!
Saiba se o carro já foi batido: de olho nos sinais!
1- Faróis
Primeiro, observe os faróis. Você consegue perceber se o carro já foi batido olhando os faróis do veículo.
Isso porque o veículo pode ter sofrido uma batida de frente e os faróis podem estar desalinhados. Além disso, é importante reparar na simetria dos vidros, janelas, portas e até porta-malas, verificar se não há espaçamento quando fecham as portas, capô ou mala do carro.
2- Lataria
Em segundo lugar, observe a lataria do veículo. Provavelmente, se houver soldas, amassados, deformidades no compartimento do pneu, certamente o carro sofreu alguma batida.
3- Pintura
Em continuação, reparar na pintura é indispensável na hora de comprar um automóvel.
Em outras palavras, perceba se há tons de tinta diferentes, passe a mão na superfície do carro e verifique se há alguma irregularidade no acabamento.
Uma dica útil é verificar a pintura na luz do sol, a claridade ajuda a identificar as diferenças.
4- Capô
Em quarto lugar, verifique o capô e o paralamas do carro e saiba se o carro sofreu alguma alteração. Agora você deve estar se perguntando, mas como dá pra perceber uma batida antiga?
Saiba que as peças originais possuem a etiqueta das montadoras, diferentemente de uma peça trocada ou similar que vem sem identificação.
5- Placa
Por fim, após avaliação física, é hora de saber o histórico e laudo cautelar do carro. Em outras palavras, a placa do carro permite uma consulta veicular completa com registros de sinistros (se houver).
Aplicativo: Descubrindo se o carro já foi batido
Com o aplicativo De Olho no Carro é possível realizar consulta de qualquer tipo de veículo: carro, moto, caminhões. Faça buscas apenas com o número da placa, não precisa de Renavam e nem chassi.
Além disso, o app fornece informações sobre dados cadastrais, débitos (como IPVA, licenciamento e DPVAT), multas, preço de tabela, restrições, gravame, recall, histórico de roubo e furto, batidas (sinistros), leilão, custo de manutenção, parcelamento de débitos e muito mais.
Baixe o app aqui:
O aplicativo para saber se o carro já foi batido está disponível para iOS e Android.
Leia também: Aplicativo para ver se sua joia é verdadeira
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e leia outros artigos semelhantes aqui no É Verdade!