Limão, canela, gengibre, hortelã-pimenta … esses itens são bem populares quando o assunto é emagrecimento, combinados em diferentes cardápios e formas de consumo. Porém, o que poucas pessoas sabem é que essas ervas e especiarias ajudam a emagrecer quando utilizadas também na forma de óleos.
Extraídos de folhas, raízes, sementes e frutos de plantas, por meio de técnicas de prensagem e destilação, os óleos essenciais podem acalmar, acelerar o metabolismo, cicatrizar e até atuar como agente de limpeza natural.
Sendo assim, esses produtos são capazes de estimular o cérebro e melhorar a disposição, facilitando a vida de quem quer seguir uma dieta alimentar e rotina de exercícios.
Então, quais óleos essenciais que te ajudam a emagrecer?
Elaboramos uma lista com 10 opções e suas recomendações de uso. Vamos lá:
1. Óleo essencial de alecrim
Atua na remoção de gordura ruim das células e promove, ainda, vitalidade física e mental.
2. Óleo essencial de bergamota
Reduz a ansiedade e tristeza, pois ajuda a afastar sensações negativas, que podem levar à compulsão alimentar. Tem propriedades relaxantes.
3. Óleo essencial de canela
Melhora a ação da insulina no corpo, reduzindo o desejo por doces. Acelera o metabolismo.
4. Óleo essencial de funcho
Inibidor de apetite. Atua nos problemas digestivos e reduz a retenção de líquidos.
5. Óleo essencial de gengibre
É antioxidante, combate à ansiedade e tem ação termogênica. Além disso, colabora para a boa digestão, reduz a inflamação do intestino e melhora a absorção de vitaminas.
6. Óleo essencial de grapefruit (toranja)
Ativa a circulação sanguínea e linfática, eliminando toxinas. Reduz principalmente a vontade de comer.
7. Óleo essencial de hortelã-pimenta
Reduz o apetite, auxilia na digestão e combate o inchaço.
8. Óleo essencial de laranja-doce
Poderoso antioxidante, melhora o desempenho nos exercícios físicos e reduz os níveis de colesterol no sangue. Ademais, é diurético natural.
9. Óleo essencial de lavanda
Possui propriedades calmantes que ajudam no combate à compulsão alimentar.
10. Óleo essencial de limão
Contém uma substância chamada limoneno, que age na absorção da gordura corporal. Desintoxica o organismo e ajuda a eliminar líquidos.
Como usar óleo essencial
Você pode usar esses óleos essenciais cheirando diretamente o frasco ou espalhando uma gota nas mãos e aspirando. Em ambas as formas, inspire fundo e mantenha o ar preso nos pulmões por dois segundos, expirando em seguida. Essas inalações devem ser repetidas várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições.
Os óleos essenciais também podem ser usados na pele, diluídos nos chamados óleos carreadores (óleo vegetal), bem como em aromatizadores de ambientes.
Uma outra opção é a ingestão. Entretanto, principalmente nessa forma de consumo, é preciso seguir a orientação de um aromaterapeuta, porque mesmo diluídos, esses óleos podem causar queimaduras no trato digestivo.
Cuidado!
Os óleos essenciais são naturais, todavia, assim como medicamentos, podem causar reações adversas. Consulte sempre seu médico de confiança.
Leia também Cafeína reduz gordura no sangue? Saiba detalhes aqui!
Quer ler mais conteúdos de saúde e dicas que te ajudam a emagrecer? Permaneça por aqui, no É Verdade.