Você sabe quanto um ventilador gasta de energia? Muita gente possui o aparelho como uma alternativa ao ar-condicionado, mas será que adianta?
Saiba que existem algumas diferenças entre os modelos e você pode até mesmo calcular o quanto cada aparelho gasta. Isso é ótimo para ter uma estimativa do seu gasto mensal. Sabia?
Entenda como calcular o quanto seu ventilador gasta de energia
Primeiramente, é necessário saber qual o modelo do seu aparelho e quanto ele tem de potência. Isso geralmente vem descrito na embalagem do aparelho ou na etiqueta de consumo de energia. A conta é bem básica.
Descobrindo a potência do seu aparelho você vai conseguir calcular o gasto mensal da seguinte maneira: 60W de potência utilizando durante 8 horas vai dar 480W de consumo diário, por exemplo.
Divida por mil para descobrir o gasto em KWh. No caso do exemplo, seria 0,48KWh. Ou seja, por mês o seu ventilador gastaria algo como 14,4KWh. O gasto em reais depende da bandeira.
Veja como entender o quanto um ventilador gasta de energia
Atualmente a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, definiu que nós estamos na bandeira tarifária verde. Isso aconteceu por conta dos níveis de chuva que voltaram a se normalizar em alguns estados.
As bandeiras tarifárias determinam muita coisa em relação ao custo da nossa energia elétrica. Essa medida é que determina o quanto um KWh vai custar e pode interferir no aumento da conta.
Geralmente nos períodos onde não há chuva a tarifa costuma aumentar bastante e pode ficar bem “salgado”. Você deve multiplicar o gasto em KWh pelo valor da bandeira.
O ventilador é mais econômico do que o ar-condicionado?
O cálculo para descobrir isso é bem fácil. Principalmente se você levar a potência dos aparelhos em consideração. Não existem nenhuma chance de um aparelho de ar-condicionado ser mais econômico.
Os ventiladores domésticos que mais consomem energia são os ventiladores de teto. A potência máxima desses aparelhos pode chegar a 250W, algo bem acima de um ventilador de mesa.
A maior parte dos aparelhos de ar-condicionado possuem potência de 1000W a 2500W, ou seja, o gasto pode ser 10 vezes maior. Você vai economizar bastante com o ventilador.
Existem outras estratégias para economizar?
É fundamental saber o básico para economizar energia, ainda mais quando estamos falando de alguns aparelhos. A maioria dos gastões tem alguma relação com a temperatura, como por exemplo: chuveiro, ar-condicionado, geladeira, ferro de passar e micro-ondas.
Esses aparelhos equipados com as tecnologias mais novas gastam muito menos em relação ao que acontecia no passado. Porém é muito bom diminuir o uso contínuo desses aparelhos. Mesmo com as novas tecnologias eles são potentes.
Outra dica bacana é ficar de olho na fiação da sua residência. A manutenção precisa estar em dia e isso evita curtos ou que algo gaste mais energia do que deveria. Além disso, acidentes podem ser evitados.
Leia mais: Aplicativo do governo pra gerar CNH Digital! Veja grátis
Continue acessando o É Verdade e fique ainda mais conectado em todos os assuntos que rolam no mundo!