Você já ouviu falar do Registrato Bacen? Este consiste em um sistema do Banco Central que permite que o usuário faça consultas a relatórios gratuitamente para, então, saber se tem dinheiro parado no governo.
Além disso, por meio dessa facilidade, o cidadão pode verificar outras informações e relatórios financeiros a respeito das instituições bancárias com as quais possui algum tipo de vínculo.
Resumidamente, é possível dizer que, por meio do Registrato Bacen, o usuário pode acessar uma espécie de extrato de todas as suas operações financeiras no País.
Quer saber mais sobre este assunto e descobrir como verificar se você tem dinheiro parado? Então, continue acompanhando este artigo!
Veja se você tem dinheiro parado no governo
Por meio deste sistema, o usuário pode consultar diversas informações a respeito de seu histórico financeiro desde sempre. Ou seja, é possível verificar todas as questões bancárias que ocorreram em seu nome, como empréstimos, dívidas, entre outras, tais como:
- Relatórios de financiamento
- Relatórios de contas e relacionamentos em bancos (CCS)
- Relatórios de câmbio e transferências internacionais
- Relatórios de cheques sem fundo e créditos não quitados
Vendo assim, pode parecer que o Registrato Bacen só mostra coisas negativas, não é mesmo? Mas não é bem assim. Este sistema também conta com diversas vantagens, como, por exemplo, consultar dinheiro parado no governo.
Como acessar
Desse modo, é possível ter acesso a informações sobre contas antigas em instituições financeiras e verificar se ficou algum montante sem uso desde seu último acesso. Para isso, siga o passo a passo:
- Acesse o Registrato clicando neste link
- Faça login utilizando sua conta Gov.br
- No menu presente na página, toque no relatório que deseja acessar; neste caso, o de dinheiro parado
- Aceite os termos de responsabilidade
- Por fim, toque em “gerar relatório”.
Desta maneira, o usuário poderá ver se tem alguma quantia extra de contas antigas para resgatar.
Leia também: Como consultar e sacar FGTS 2022
Quer conferir mais dicas como esta? Então, continue acompanhando o É Verdade!