Em algumas situações pode ser necessário transferir os pontos da CNH para outro condutor. Esta é uma questão que, geralmente, gera muitas dúvidas nos motoristas. Há um aplicativo para isso? Como é possível fazer essa transferência? Tem algum custo?
Se você também tem essas dúvidas, não se preocupe! Afinal, estamos aqui para ajudá-lo. Neste artigo, apresentaremos um guia completo de como transferir os pontos da CNH para a carteira de motorista de outro condutor. Deste modo, não haverá mais confusão! Quer saber como? Então, siga acompanhando!
Como transferir os pontos da CNH?
Geralmente, é necessário transferir os pontos da CNH para a carteira de outro motorista em situações em que um condutor tomou uma multa por engano ou, então, no caso de um indivíduo emprestar o veículo a outro motorista e este levar uma penalização por infração de trânsito.
Nessas situações, portanto, é que o recurso de transferência de pontos deve funcionar. No entanto, não são todos os que sabem como fazer esse procedimento.
Para transferir os pontos para outra CNH, é necessário indicar o motorista que “levará a multa” em seu lugar. No entanto, é necessário ter muita atenção e ser bastante honesto com esse procedimento. Isso porque o Detran já notificou muitos condutores que se utilizam desse recurso para se livrar dos próprios pontos e evitar pagar as multas que lhes foram atribuídas. Isso, porém, configura crime de falsidade ideológica.
São três as formas de fazer a transferência de pontos de uma CNH para outra: pelo site, por meio de app e pelos correios.
A seguir apresentaremos cada uma delas. Veja só!
Pela internet
O proprietário do veículo deve, primeiramente, acessar o site do Detran e fazer seu cadastro. Em seguida, deve preencher um formulário com a indicação do condutor para o qual os pontos devem ser transferidos. Então, este deve imprimir este documento, assinar e solicitar que o outro condutor também o faça. Por fim, deve enviar o formulário assinado para o site juntamente a uma cópia do RG e da CNH.
Pelo app
Em primeiro lugar, o proprietário do veículo deve fazer o download do app do Detran (Android ou iOS). Depois de fazer o cadastro ou login, vá até a seção “Indicação de condutor” e indique os dados do infrator. Além disso, é necessário indicar seu RG e número da CNH juntamente com sua foto e assinatura.
Pelos Correios
Por fim, o condutor pode enviar o formulário preenchido e assinado ao Departamento de Operação do Sistema Viário de sua cidade juntamente com as cópias da CNH e do RG do motorista a quem serão atribuídas as multas.
Leia também: Aplicativo para controle financeiro – Conheça!
Quer saber mais dicas assim? Então, continue lendo o É Verdade!