Você já se perguntou por que o plástico não seca totalmente quando você utiliza uma máquina de lavar louças? Enquanto vidros e peças de cerâmica saem do eletrodoméstico completamente secos, o mesmo não se aplica a potes e tigelas do material sintético, por exemplo.
Esses objetos costumam deixar a máquina sempre cobertos de gotinhas. E não é que a lava-louças não faça o seu serviço corretamente. Na verdade, existe uma explicação científica para isso. Vamos a ela.
Por que o plástico não seca totalmente?
Absorção do calor
As máquinas lava-louças trabalham em uma temperatura muito elevada para fazer a higienização completa dos objetos. Para se ter uma ideia, elas chegam a operar entre 130°F e 170°F. Na prática, isso é equivalente a algo entre 55°C e 75°C.
Mas afinal, o que isso tem a ver? Por que o plástico não seca?
Acontece que as louças de vidro, cerâmica e até metal, por exemplo, absorvem bem o calor. E, por consequência, evaporam a água rapidamente. Já no caso do plástico, a retenção de calor é muito menor.
Com isso, o material esfria muito mais rápido e a umidade não evapora tão bem.
Soluções
As louças plásticas têm mais uma característica que dificulta muito a secagem. Pela necessidade da colocação de tampas, esses objetos costumam contar com muitas bordas. Apesar de facilitarem a vida por um lado, essas “rebarbas” ajudam a acumular gotas d’água.
No entanto, há também quem busque alternativas para facilitar a secagem de peças plásticas na lava-louças. Uma delas é depositar esses objetos na prateleira de cima de modo que a água escorra com mais facilidade.
Leia também: Descubra como ter controle remoto no celular
Você entendeu, agora, por que o plástico não seca totalmente quando você tira da sua máquina de lavar louças? Leia muitas outras curiosidades sobre os mais variados temas no É Verdade.